Usina de Naviraí retomará operação

Por Indicador Econômico

O Fundo de Investimento Carval, que recebeu em dívidas a Usinav (Usina de Açúcar e Álcool de Naviraí) anunciou ao prefeito da cidade, Leo Matos, a sua reativação. As contratações dos novos supervisores e líderes de área começam na próxima semana.
De acordo com o gerente da Casa do Trabalhador de Naviraí, Waldemar Gomes, os currículos para seleção podem ser entregues na sede da unidade situado, na Rua Jardim.
Segundo o gerente, a princípio os novos proprietários da usina estarão contratando supervisores e lideres de área, que montarão suas equipes para realizar a parte de manutenção da indústria. “Assim que ela estiver rodando em definitivo mais de 1.500 pessoas serão contratadas”, diz o gerente.
A indústria passará a se chamar de “Nova Usina de Naviraí”. O prefeito diz que a volta da empresa trará alivio aos moradores e aquecerá a encomia local. “Sofremos muito com o fechamento. Perdemos não apenas em geração de empregos, mas também na arrecadação”, afirma.
A unidade tem capacidade de processar 3,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

HISTÓRIA
A Usinav pertencia a um grupo local de empresários e foi fundada na década de 1980, durante o programa Pro-Álcool, do Governo Federal.
Por último pertencia ao Grupo Bertim, que controla a Infinity Bio-Energy, que pediu falência com seis usinas e dívida acumula de R$ 2 bilhões.
O plano de recuperação judicial, homologado pelo juiz Paulo Furtado, foi desenvolvido pela consultoria EXM Partners e aprovado em assembleia em dia 29 de abril por credores que representavam mais de 80% dos valores devidos.
A usina de Naviraí e a Ibirálcool, em Ibirapuã (BA), ficaram sob controle dos credores Bradesco, Santander, HSBC e fundos de investimento Carval e Amerra, com os quais a Infinity tinha dívida de R$ 1 bilhão.
Agora o Fundo Carval, que ficou com a gestão da usina de Naviraí, começa a por em prática a sua reativação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *