Raia Drogasil compra a Onofre e CVS deixa o País

Por Istoé

A rede Raia Drogasil anunciou nesta terça-feira (26) que adquiriu a rede de farmácias Onofre, controlada pela gigante americana CVS. Com a transação, o grupo americano deixa o Brasil. O valor do negócio não foi revelado. As conversas entre as duas companhias começaram poucos dias antes do Natal. A CVS chegou a oferecer a rede para companhias brasileiras e fundos.

Com 50 unidades, sendo 47 em São Paulo, a rede Onofre operava no vermelho e não era mais estratégica à CVS, que faturou cerca de US$ 200 bilhões no ano passado. A rede Onofre foi comprada pela CVS em 2013, com um desembolso calculado pelo mercado em R$ 700 milhões. A expectativa era de que a CVS liderasse um movimento de consolidação no setor do varejo farmacêutico, o que não ocorreu.

Segundo Marcílio Pousada, presidente da Raia Drogasil, o grupo ainda não definiu se vai manter ou não a marca Onofre, que está concentrada no Estado de São Paulo. Pousada afirma que o negócio é estratégico para incrementar o negócio de e-commerce da rede, que tem quase 2 mil lojas no País.